SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2ESMentoring: an self-regulated educacional practice applied in higher educationConversations in the teaching internship: the emergence of the potential of virtual learning objects by pedagogical mediation in physics teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. Os modelos de educação a distância no Brasil: a universidade aberta do brasil como um divisor de águas. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2es, pp.82-103. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp2.0082.

O objetivo deste trabalho foi classificar modelos de cursos de graduação a distância, autorizados e em funcionamento em universidades públicas federais. Para isso, analisamos sites de 15 universidades brasileiras visando levantar dados acerca do modelo do curso, do funcionamento do polo, dos professores e tutores, do material didático e da avaliação da aprendizagem. Apesar das informações nos sites das instituições ainda serem restritas, concluímos que o modelo dos cursos, em geral, é baseado no blended-learning; os polos são importantes espaços para o funcionamento dos cursos; não estão muito claras, nos sites, as funções dos professores enquanto que há maior detalhamento sobre as tarefas dos tutores; e a proposta de avaliação da aprendizagem é mais formativa que classificatória. Sendo assim, acreditamos que as pesquisas sobre a modalidade a distância devem centrar em suas especificidades, relacionando, claro, com a realidade brasileira e seu contexto.

Keywords : Educação a Distância; Modelos de Cursos a Distância; Universidade Aberta do Brasil; Blended-Learning.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )