SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2ESTutoría: una práctica educativa autorregulada en la educación superiorConversaciones en la pasantía de enseñanza: la emergencia del potencial de los objetos virtuales del apredizaje por la mediación pedagógica en la enseñanza de física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. Os modelos de educação a distância no Brasil: a universidade aberta do brasil como um divisor de águas. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2es, pp.82-103. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp2.0082.

O objetivo deste trabalho foi classificar modelos de cursos de graduação a distância, autorizados e em funcionamento em universidades públicas federais. Para isso, analisamos sites de 15 universidades brasileiras visando levantar dados acerca do modelo do curso, do funcionamento do polo, dos professores e tutores, do material didático e da avaliação da aprendizagem. Apesar das informações nos sites das instituições ainda serem restritas, concluímos que o modelo dos cursos, em geral, é baseado no blended-learning; os polos são importantes espaços para o funcionamento dos cursos; não estão muito claras, nos sites, as funções dos professores enquanto que há maior detalhamento sobre as tarefas dos tutores; e a proposta de avaliação da aprendizagem é mais formativa que classificatória. Sendo assim, acreditamos que as pesquisas sobre a modalidade a distância devem centrar em suas especificidades, relacionando, claro, com a realidade brasileira e seu contexto.

Palabras clave : Educação a Distância; Modelos de Cursos a Distância; Universidade Aberta do Brasil; Blended-Learning.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )