SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2ESConversations in the teaching internship: the emergence of the potential of virtual learning objects by pedagogical mediation in physics teachingReflective thinking development in the administration course from Universidade Federal da Paraíba author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

FELDKERCHER, Nadiane. As relações entre uma jovem professora universitária iniciante na carreira docente e seus alunos de graduação. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2es, pp.128-149. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp2.0128.

O foco deste trabalho está nas relações estabelecidas em aula entre uma jovem professora universitária iniciante na carreira e seus alunos de graduação. Considerando que a sala de aula é um lugar de excelência da relação professor-alunos, a partir dela e dos sujeitos que a compõem, buscamos perceber e analisar as formas e modos dessas relações estabelecidas especificamente por uma professora iniciante, de idade próxima a de seus alunos e que recentemente estava na condição de estudante. Os dados discutidos foram coletados através de observações de aulas, de questionários aplicados a uma turma de graduação e de uma entrevista com a jovem professora universitária iniciante na carreira. Os fundamentos teóricos que permitiram a interlocução com os dados estão pautados em Libâneo (1993), Morales (2011), Feixas (2002), Mayor Ruiz (2009), Bozu (2009) e Marcelo Garcia (2009). Dentre os resultados apontamos: ser jovem é um desafio para a atuação docente da professora; a proximidade de idade entre professora e alunos afeta as relações estabelecidas entre eles; a jovem professora, muitas vezes, remete-se às suas vivências estudantis, o que pode fazer com que a relação professor-alunos seja mais próxima e acolhedora.

Keywords : Professor Iniciante; Relação Professor-Alunos; Aula Universitária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )