Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
FELDKERCHER, Nadiane. As relações entre uma jovem professora universitária iniciante na carreira docente e seus alunos de graduação. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2es, pp.128-149. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp2.0128.
O foco deste trabalho está nas relações estabelecidas em aula entre uma jovem professora universitária iniciante na carreira e seus alunos de graduação. Considerando que a sala de aula é um lugar de excelência da relação professor-alunos, a partir dela e dos sujeitos que a compõem, buscamos perceber e analisar as formas e modos dessas relações estabelecidas especificamente por uma professora iniciante, de idade próxima a de seus alunos e que recentemente estava na condição de estudante. Os dados discutidos foram coletados através de observações de aulas, de questionários aplicados a uma turma de graduação e de uma entrevista com a jovem professora universitária iniciante na carreira. Os fundamentos teóricos que permitiram a interlocução com os dados estão pautados em Libâneo (1993), Morales (2011), Feixas (2002), Mayor Ruiz (2009), Bozu (2009) e Marcelo Garcia (2009). Dentre os resultados apontamos: ser jovem é um desafio para a atuação docente da professora; a proximidade de idade entre professora e alunos afeta as relações estabelecidas entre eles; a jovem professora, muitas vezes, remete-se às suas vivências estudantis, o que pode fazer com que a relação professor-alunos seja mais próxima e acolhedora.
Palabras clave : Professor Iniciante; Relação Professor-Alunos; Aula Universitária.