SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2ESRelaciones entre una joven profesora universitaria principiante en la carera docente y su alumnos de gradoEscuela, universidad y accesibilidad educativa: discusión de oportunidades educativas para alumnos con altas capacidades/superdotación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

ARAUJO, Guilherme Diniz; SILVA, Anielson Barbosa da; LIMA, Thales Batista de  y  BISPO, Ana Carolina Kruta de Araújo. O desenvolvimento do pensamento reflexivo no curso de administração da Universidade Federal da Paraíba. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2es, pp.150-176. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp2.0150.

O contexto complexo das organizações do século XXI demanda dos profissionais de gestão, capacidade de refletir e aprender por meio de suas experiências, potencial imanente nos indivíduos mas que precisa ser estimulado ao longo da formação para se tornar efetivo na prática profissional. Neste sentido, o presente artigo teve como objetivo analisar o desenvolvimento do pensamento reflexivo no processo de formação de acadêmicos do Curso de Graduação em Administração. A pesquisa foi realizada com alunos concluintes do referido curso por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que os discentes são levados à reflexão, mas não de forma sistemática. Também foi possível identificar fatores que dificultam o pensamento reflexivo, assim como algumas experiências vivenciadas no curso que estimularam a reflexão. O estudo é um esforço inicial para entender e viabilizar estratégias promotoras da reflexão para a prática gerencial desde a formação acadêmica.

Palabras clave : Reflexão; Pensamento Reflexivo; Reflexão em Ação; Ensino de Administração.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )