SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2ESO desenvolvimento do pensamento reflexivo no curso de administração da Universidade Federal da ParaíbaPerfil dos alunos de licenciatura a distância e aspectos que contribuem para aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

CAMARGO, Renata Gomes; NEGRINII, Tatiane; FREITAS, Soraia Napoleão  e  BISPO, Ana Carolina Kruta de Araújo. Escola, universidade e acessibilidade educacional: discutindo possibilidades educacionais para os estudantes com altas habilidades/superdotação. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2es, pp.177-198. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp2.0177.

Pensar sobre acessibilidade educacional nas pesquisas acadêmicas constitui-se em uma necessidade tendo em vista a realidade da educação na atualidade e as investigações pouco exploradas, como é o caso da relação entre: altas habilidades/superdotação -AH/SD-, pesquisa na universidade e acessibilidade educacional. Este texto tem por objetivo discutir a interlocução da escola com a pesquisa universitária quanto à acessibilidade dos estudantes com AH/SD, procurando evidenciar algumas ações vinculadas a um projeto de pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A discussão neste artigo pauta-se em uma perspectiva qualitativa, tendo por principais subsídios teóricos os estudos de Manzini (2005) e Freitas e Pérez (2010). Dentre as principais considerações, tem-se que: a corresponsabilidade entre escola e universidade, por meio das ações de projetos de pesquisa, contribui significativamente para a constituição da acessibilidade educacional dos estudantes com AH/SD.

Palavras-chave : Acessibilidade Educacional; Altas habilidades/Superdotação; Escola; Universidade; Projeto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )