SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2ESSchool, university and educational accessibility: discussing educational opportunities for students with high skills/giftednessReflecting on the teaching of ethics in graduate nurses in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

RAMOS, Daniela Karine. Perfil dos alunos de licenciatura a distância e aspectos que contribuem para aprendizagem. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2es, pp.199-220. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp2.0199.

Este estudo teve como objetivo mapear algumas características dos alunos dos cursos de licenciatura a distância da UFSC, caracterizando aspectos pessoais, pedagógicos e infraestruturais que podem interferir no processo de ensino e aprendizagem, para oferecer maiores subsídios para a proposição de projetos pedagógicos de formação de professores a distância e nortear a reflexão sobre o perfil dos alunos da EAD. Para tanto, foi aplicado um questionário on-line em uma amostra por conveniência, nos polos presenciais com o apoio dos tutores do curso. Foram considerados 245 questionários respondidos e os dados revelam que os alunos têm idade média de 31,4 anos, 55,5% são casados, 46,1% têm filhos e 93,5% dos alunos exerce alguma atividade profissional concomitantemente aos estudos. Quanto aos hábitos de estudo, 81,2% dos alunos frequenta até duas vezes por semana o polo, 62,5% indica não ter tempo para estudar e o material impresso é o aspecto didático do curso que mais contribui para aprendizagem, seguido pelo encontro presencial e vídeoaulas. Destacam-se também no processo de ensino e aprendizagem a distância, o conhecimento adquirido e a importância da presença social.

Keywords : Perfil do Aluno a Distância; Educação a Distância; Aprendizagem; Tecnologias Digitais; Presença Social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )