SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2ESEscuela, universidad y accesibilidad educativa: discusión de oportunidades educativas para alumnos con altas capacidades/superdotaciónReflejar sobre la enseñanza de lá ética en la graduación de enfermeros en Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

RAMOS, Daniela Karine. Perfil dos alunos de licenciatura a distância e aspectos que contribuem para aprendizagem. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2es, pp.199-220. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp2.0199.

Este estudo teve como objetivo mapear algumas características dos alunos dos cursos de licenciatura a distância da UFSC, caracterizando aspectos pessoais, pedagógicos e infraestruturais que podem interferir no processo de ensino e aprendizagem, para oferecer maiores subsídios para a proposição de projetos pedagógicos de formação de professores a distância e nortear a reflexão sobre o perfil dos alunos da EAD. Para tanto, foi aplicado um questionário on-line em uma amostra por conveniência, nos polos presenciais com o apoio dos tutores do curso. Foram considerados 245 questionários respondidos e os dados revelam que os alunos têm idade média de 31,4 anos, 55,5% são casados, 46,1% têm filhos e 93,5% dos alunos exerce alguma atividade profissional concomitantemente aos estudos. Quanto aos hábitos de estudo, 81,2% dos alunos frequenta até duas vezes por semana o polo, 62,5% indica não ter tempo para estudar e o material impresso é o aspecto didático do curso que mais contribui para aprendizagem, seguido pelo encontro presencial e vídeoaulas. Destacam-se também no processo de ensino e aprendizagem a distância, o conhecimento adquirido e a importância da presença social.

Palabras clave : Perfil do Aluno a Distância; Educação a Distância; Aprendizagem; Tecnologias Digitais; Presença Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )