SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2ESPerfil dos alunos de licenciatura a distância e aspectos que contribuem para aprendizagemO ensino de psicologia inserido nos cursos técnicos: um relato de experiência através da docência em psicologia do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

REIS, Ana  e  OLIVEIRA, Clara Costa. Refletir sobre o ensino da ética na graduação de enfermeiros, em Portugal. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2es, pp.221-241. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp2.0221.

Existem em Portugal alguns estudos sobre o ensino da ética na área dos profissionais de saúde. As teorias a divulgar no curriculum relativo à Ética, Deontologia e Bioética em Enfermagem deverão estar diretamente articuladas com os filósofos, ou outros especialistas, nos quais se inspiraram. Sendo uma das principais finalidades do ensino, em Enfermagem, a preparação dos estudantes para um mundo marcado por complexos dilemas éticos, suscitados pela atividade científica e tecnológica, propomos, por um lado, um ensino em ética que siga as orientações preconizadas no documento Recomendações Relativas ao Ensino da Ética e Deontologia no Curso de Enfermagem (editado pela Ordem dos Enfermeiros) e, por outro lado, o desenvolvimento da ética associado à moral, de modo a proporcionar um equilíbrio entre princípios éticos e as regras institucionais, remetendo diretamente para a deontologia.

Palavras-chave : Ensino; Ética; Deontologia; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )