SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2ESReflejar sobre la enseñanza de lá ética en la graduación de enfermeros en PortugalLa educación como paideía: una interrogación acerca del sentido de la formación humana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

FONTOURA, Márjori Heitich  y  SILVA, Jerto Cardoso da. O ensino de psicologia inserido nos cursos técnicos: um relato de experiência através da docência em psicologia do trabalho. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2es, pp.242-260. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp2.0242.

Esse artigo é um relato de experiência que propõe fazer relações entre a docência em Psicologia no ensino médio e nos cursos técnicos profissionais. Para isso, apresenta-se uma breve história sobre o ensino profissional no Brasil e, também, suas relações com o ensino médio. Através da revisão bibliográfica, observa-se que a profissionalização e o ensino médio estiveram, por vezes, integrados e outras, não. Além disso, abordam-se as leis e decretos que regulamentam essas formas de ensino no país. Discute-se a docência em Psicologia nos níveis de ensino técnico profissionalizante, refletindo sobre a nova resolução que dispõe sobre a licenciatura de Psicologia em níveis do ensino médio, compreendido, também, o ensino técnico profissional. Por fim, é relatada uma experiência de ensino de Psicologia nos cursos técnicos profissionais, dando ênfase à disciplina de Psicologia do Trabalho.

Palabras clave : Ensino de Psicologia; Psicologia do Trabalho; Ensino Médio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )