SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2ESRefletir sobre o ensino da ética na graduação de enfermeiros, em PortugalA educação como paideia: uma interrogação sobre o sentido da formação humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

FONTOURA, Márjori Heitich  e  SILVA, Jerto Cardoso da. O ensino de psicologia inserido nos cursos técnicos: um relato de experiência através da docência em psicologia do trabalho. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2es, pp.242-260. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp2.0242.

Esse artigo é um relato de experiência que propõe fazer relações entre a docência em Psicologia no ensino médio e nos cursos técnicos profissionais. Para isso, apresenta-se uma breve história sobre o ensino profissional no Brasil e, também, suas relações com o ensino médio. Através da revisão bibliográfica, observa-se que a profissionalização e o ensino médio estiveram, por vezes, integrados e outras, não. Além disso, abordam-se as leis e decretos que regulamentam essas formas de ensino no país. Discute-se a docência em Psicologia nos níveis de ensino técnico profissionalizante, refletindo sobre a nova resolução que dispõe sobre a licenciatura de Psicologia em níveis do ensino médio, compreendido, também, o ensino técnico profissional. Por fim, é relatada uma experiência de ensino de Psicologia nos cursos técnicos profissionais, dando ênfase à disciplina de Psicologia do Trabalho.

Palavras-chave : Ensino de Psicologia; Psicologia do Trabalho; Ensino Médio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )