SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2ESLa enseñanza de la psicología en las carreras técnico profesionales: relato de experiencia mediante la ensenãnza de psicología del trabajoPara que el dia se inicie alegre, es la vida que yo he deseado?! Una reflexión y algunas notas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

BOLLIS, Silvana. A educação como paideia: uma interrogação sobre o sentido da formação humana. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2es, pp.261-274. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp2.0261.

A reflexão filosófica no campo da educação faz-se necessária à formação do investigador teórico, por ser uma referência histórica e conceitual que propicia a interrogação radical das contradições relativas à produção do conhecimento e da cultura. Neste trabalho buscamos desenvolver o conceito de paideía estabelecendo uma contraposição à concepção utilitarista da educação no contexto da sociedade da informação, que visa unicamente atender às demandas do mercado de trabalho. Ao interrogar o verdadeiro sentido da formação buscando a gênese da cultura ocidental, pretendemos contribuir para o debate teórico da educação. A paideía grega como critério orientador para pensar a formação possibilita despertar a consciência crítica e o olhar para a formação como fator de humanização do homem.

Palabras clave : Paideia; Formação; Educação; Cultura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )