SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Novas perspectivas para o ensino religioso: a educação para a convivência e a paz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

MACHADO, Laêda Bezerra  e  CARVALHO, Daniele Farias de. Violência escolar: concepções e ações do coordenador pedagógico. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.5-24. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3195.

Este artigo identifica as concepções de violência escolar entre coordenadores pedagógicos e caracteriza suas ações para o enfrentamento do fenômeno no interior da escola. Aplicamos questionários a dez coordenadoras pedagógicas de escolas municipais de Recife-PE. As respostas revelaram que, para elas, a violência se caracteriza como de ordem física, moral, verbal, compromete as relações e a integridade dos alunos é decorrente da ausência da família tanto no que diz respeito às questões domésticas e escolares; dessa forma, as coordenadoras se disseram impotentes para lidar com algumas situações, pois não têm contado com o apoio familiar. Os resultados reiteram o papel da escola como um campo diversificado, sendo os alunos apenas atores desse complexo sistema, não “os culpados”. Consideramos, a partir das práticas descritas, que é possível tornar a escola um ambiente protetor, através da sensibilização das famílias e da comunidade escolar em relação ao problema da violência.

Palavras-chave : Violência Escolar; Coordenador Pedagógico; Concepções, Ações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )