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Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SOUZA, Rodrigo Augusto de. Novas perspectivas para o ensino religioso: a educação para a convivência e a paz. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.25-49. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3207.

Este artigo tem por objetivo demonstrar a contribuição que o Ensino Religioso, como disciplina escolar, pode oferecer para a formação de uma cultura de paz. Valendo-se da força ética das religiões, o Ensino Religioso pode promover uma educação baseada na tolerância e na paz como valores fundamentais da convivência humana em sociedade. Foi utilizado o método de revisão de literatura sobre o assunto. O Ensino Religioso, dentro de um perfil pedagógico, preserva a diversidade religiosa e o pluralismo de crenças de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e a legislação educacional brasileira. Como parte da formação para a cidadania, essa disciplina escolar pode fomentar o respeito entre crentes e não crentes em vista da formação de uma ética mundial. As religiões estão presentes na vida em sociedade, mesmo os não crentes precisam compreender, respeitar e conviver com os crentes. Desse modo, a disciplina de Ensino Religioso pode educar para a tolerância, a convivência pacífica e harmoniosa entre as pessoas de crenças e convicções religiosas diferentes.

Palavras-chave : Ensino Religioso; Educação; Convivência; Paz.

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