SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1New perspectives for religious education: education for coexistence and peaceRacism in the form of silent violence and the contributions of institutional pedagogy in its fight author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

OLIVEIRA, Aurenéa Maria de; ANDRADE JR, Péricles Moraes de; REZENDE, Daniela dos Santos  and  RIBEIRO, José Eraldo Neves. Ensino religioso no Brasil: comparando as experiências de Sergipe e Pernambuco numa perspectiva de construção da tolerância. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.50-71. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3217.

Este artigo tem como objetivo comparar experiências sobre o Ensino Religioso (ER) em Sergipe e em Pernambuco, fazendo uso para isso da metodologia da Análise de Discurso. Ressalta-se nesse processo a aplicação dos dispositivos do artigo 33 da Lei 9475 de 22 de julho de 1997 no espaço escolar, buscando entender especificamente do ponto de vista da implementação desses dispositivos, por que o ER atualmente, apesar da nova configuração que solicita dele bom trato com a diversidade religiosa sem ensino de catequese, o que implica em tolerância, ainda tem caráter proselitista/confessional com presença de entidades religiosas em sua prática educacional.

Keywords : Ensino Religioso; LDB; Sergipe; Pernambuco; Tolerância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )