SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Nuevas perspectivas para la educación religiosa: la educación para la convivencia y la pazRacismo en forma de violencia en silencio y la contribución de la pedagogía institucional en su lucha índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

OLIVEIRA, Aurenéa Maria de; ANDRADE JR, Péricles Moraes de; REZENDE, Daniela dos Santos  y  RIBEIRO, José Eraldo Neves. Ensino religioso no Brasil: comparando as experiências de Sergipe e Pernambuco numa perspectiva de construção da tolerância. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.50-71. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3217.

Este artigo tem como objetivo comparar experiências sobre o Ensino Religioso (ER) em Sergipe e em Pernambuco, fazendo uso para isso da metodologia da Análise de Discurso. Ressalta-se nesse processo a aplicação dos dispositivos do artigo 33 da Lei 9475 de 22 de julho de 1997 no espaço escolar, buscando entender especificamente do ponto de vista da implementação desses dispositivos, por que o ER atualmente, apesar da nova configuração que solicita dele bom trato com a diversidade religiosa sem ensino de catequese, o que implica em tolerância, ainda tem caráter proselitista/confessional com presença de entidades religiosas em sua prática educacional.

Palabras clave : Ensino Religioso; LDB; Sergipe; Pernambuco; Tolerância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )