SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Religious education in Brazil: comparing the experiences of Sergipe Pernambuco perspective and construction of toleranceA study on the relationship between interpersonal conflicts and bullying among students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

SILVA, Tarcia Regina da  and  DIAS, Adelaide Alves. O racismo sob a forma de violência silenciosa e as contribuições da pedagogia institucional no seu enfrentamento. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.72-92. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3232.

O presente estudo contextualiza a violência no âmbito das escolas, detendo-se na sua expressão sob a forma simbólica. A violência simbólica se faz presente de forma tão sutil, que por muitas vezes não nos damos conta de sua incidência. Vivendo num país onde paira o mito da democracia racial, combater o racismo é também refletir sobre nossos próprios valores, crenças e comportamentos. Assim, a Pedagogia Institucional (OURY e VASQUEZ, 1958; PAIN, 2006, 2008; ANDRADE e CARVALHO, 2009) consistindo em enxergar, incluir e gerir o conflito rompe com o silêncio do racismo na escola, favorecendo o seu combate através de seus fundamentos teóricos. Esse texto evidencia possibilidades apresentadas pela Pedagogia Institucional para combater a discriminação racial na escola de que crianças, jovens, adultos e idosos são vítimas. Assim, podemos afirmar que a Pedagogia Institucional apresenta-se como possibilidade de mediação para a construção de uma sociedade com justiça social, aonde o lugar, o limite, a lei e a linguagem conduzem a um território de equidade e respeito.

Keywords : Violência Simbólica; Racismo; Pedagogia Institucional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )