SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Ensino religioso no Brasil: comparando as experiências de Sergipe e Pernambuco numa perspectiva de construção da tolerânciaUm estudo sobre as relações entre os conflitos interpessoais e o bullying entre escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SILVA, Tarcia Regina da  e  DIAS, Adelaide Alves. O racismo sob a forma de violência silenciosa e as contribuições da pedagogia institucional no seu enfrentamento. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.72-92. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3232.

O presente estudo contextualiza a violência no âmbito das escolas, detendo-se na sua expressão sob a forma simbólica. A violência simbólica se faz presente de forma tão sutil, que por muitas vezes não nos damos conta de sua incidência. Vivendo num país onde paira o mito da democracia racial, combater o racismo é também refletir sobre nossos próprios valores, crenças e comportamentos. Assim, a Pedagogia Institucional (OURY e VASQUEZ, 1958; PAIN, 2006, 2008; ANDRADE e CARVALHO, 2009) consistindo em enxergar, incluir e gerir o conflito rompe com o silêncio do racismo na escola, favorecendo o seu combate através de seus fundamentos teóricos. Esse texto evidencia possibilidades apresentadas pela Pedagogia Institucional para combater a discriminação racial na escola de que crianças, jovens, adultos e idosos são vítimas. Assim, podemos afirmar que a Pedagogia Institucional apresenta-se como possibilidade de mediação para a construção de uma sociedade com justiça social, aonde o lugar, o limite, a lei e a linguagem conduzem a um território de equidade e respeito.

Palavras-chave : Violência Simbólica; Racismo; Pedagogia Institucional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )