SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Racismo en forma de violencia en silencio y la contribución de la pedagogía institucional en su luchaEstrategia de proyectos y complejidad en la escuela: posibilidades de una educación en valores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

MENIN, Maria Suzana de Stefano; FRICK, Loriane Trombini  y  TOGNETTA, Luciene Regina Paulino. Um estudo sobre as relações entre os conflitos interpessoais e o bullying entre escolares. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.93-113. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3318.

A pesquisa1 que deu origem a este estudo teve por objetivo analisar as relações entre os estilos de resolução de conflitos adotados pelos professores e os modos de agir dos alunos perante conflitos entre pares e a possível incidência de bullying, em duas classes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de um município do interior de São Paulo. A metodologia utilizada caracterizou-se por uma abordagem quantitativa e qualitativa, aproximando-se de um estudo de caso. Para a coleta de dados, realizaram-se observações nas duas classes, preencheu-se uma ficha para caracterização dos ambientes sociomorais e aplicou-se dois questionários aos alunos: um com histórias hipotéticas de conflitos, baseado em Vicentin; outro sobre bullying, inspirado nos instrumentos de Olweus e de Ortega, Mora-Merchán e Mora. Evidenciou-se que as relações interpessoais estabelecidas na escola, em especial na sala de aula, formam um determinado ambiente sociomoral e influenciam no modo como os alunos interagem e resolvem conflitos, bem como, na possível prática do bullying.

Palabras clave : Ambiente Sociomoral; Conflitos Interpessoais; Bullying.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )