SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Estrategia de proyectos y complejidad en la escuela: posibilidades de una educación en valoresSobre tres casos en educación matemática par empreendimientos de economía solidaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

FERREIRA, Aurino Lima; SILVEIRA, Maria de Fátima Galdino da  y  PEIXOTO, Ana Carolina Liberal. Promoção de cultura de paz e resiliência: um estudo de caso do Projeto de Extensão Rede Coque Vive da UFPE. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.140-168. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3351.

Este artigo objetiva investigar o uso do conceito de cultura de paz e resiliência nos projetos de extensão da Rede Coque Vive da UFPE, além de mapear ações que visam à promoção e/ou desenvolvimento da cultura de paz e resiliência no âmbito desta rede. A metodologia consistiu de uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso dos projetos. Levantaram-se seis projetos realizados na comunidade do Coque na cidade do Recife. A análise dos projetos indica a presença das temáticas de promoção de cultura de paz propostas por Milani, assim como destaca os valores propostos por Diskin. A resiliência aparece a partir das categorias de Grotberg. Apresentamos quatro ações dos projetos que buscavam estimular e resgatar junto aos moradores novas aprendizagens de convivência pacífica e promoção de resiliência. Apontamos a importância de ampliarmos os estudos na área de cultura de paz e resiliência como uma forma de melhorar as intervenções da universidade em nossa sociedade.

Palabras clave : Cultura de Paz; Resiliência; Educação; Extensão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )