SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Sobre tres casos en educación matemática par empreendimientos de economía solidariaParticipación masculina en danza clásica: del prejuicio a los escenarios de la vida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

KRUG, Marilia de Rosso; COSTA, Fátima Terezinha Lopes da; NASCIMENTO, Karine Bueno do  y  NASCIMENTO, Bianca Bueno do. Bullying entre escolares: um estudo descritivo na Cidade de Cruz Alta/RS. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.196-218. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3418.

O objetivo deste trabalho é analisar a prevalência de vítimas de bullying, suas características comportamentais e os sentimentos associados de estudantes de escolas públicas. Isto por que, o tema tem chamado a atenção de docentes em todo o país, sendo estas reflexões uma forma de contextualizar o cotidiano dos alunos sobre este aspecto, analisando os resultados obtidos com outros estudos na área que utilizaram a mesma metodologia. Para isso, utilizou-se o questionário da instituição inglesa Kidscape, tendo como entrevistados 459 alunos de ambos os sexos, matriculados de 5ª a 8ª série, em três escolas públicas estaduais da cidade de Cruz Alta-RS. Através dos dados obtidos, pode-se constatar que o bullying está presente nas escolas do município, tendo como reflexo alunos desmotivados para frequentar o ambiente escolar em virtude das agressões sofridas diariamente, dentre muitos outros aspectos discutidos no estudo. Diante disso, torna-se necessário um engajamento da comunidade escolar e por parte do Estado políticas públicas voltadas para o tema em questão.

Palabras clave : Educação; Estudantes; Violência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )