SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Bullying (intimidación) entre la escuela: un estudio descriptivo en Cruz Alta/RSDesarrollo y dignidad humana: complementaridad de dos dimensiones de la lenguaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

NASCIMENTO, Diego Ebling do  y  AFONSO, Mariângela da Rosa. A participação masculina na dança clássica: do preconceito aos palcos da vida. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.219-239. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3354.

O senso comum costuma relacionar o ballet, quando não é dançado por meninas, com a homossexualidade. Este preconceito reflete no afastamento de muitos meninos que poderiam gostar de dançar. Sendo assim, este estudo busca discutir questões sobre as relações de gênero e o possível preconceito existente em relação aos meninos que dançam ballet clássico, a partir da visão dos responsáveis. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo-descritivo e caracterizou-se como um estudo de caso. O público alvo foram os responsáveis pelos meninos praticantes de ballet. Para a coleta dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com os responsáveis, sendo um do sexo masculino e outro do sexo feminino. Como resultado percebemos que os pais ou os responsáveis pelos garotos não demonstraram preconceito, pois todos os meninos recebem apoio para continuar dançando. Há, porém, vários indícios de que parte da sociedade ainda se mostra preconceituosa.

Palabras clave : Preconceito; Sexo Masculino; Família; Gênero; Ballet.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )