SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Participación masculina en danza clásica: del prejuicio a los escenarios de la vidaRepresentaciones sociales como instrumento de la educación ambiental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SEBASTIANY, Giana Diesel  y  DEPONTI, Cidonea Machado. Desenvolvimento e dignidade humana: complementaridade de duas dimensões da linguagem. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.237-275. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3220.

O artigo aborda o conceito de desenvolvimento como liberdade e suas implicações na ampliação da dignidade da vida humana, especialmente no que se refere às escolhas possíveis, a partir de dois economistas contemporâneos que, com dimensões distintas da linguagem, se complementam na interpretação do tema. Amartya Sen e Sebastião Salgado se debruçam sobre o mesmo contexto histórico, procurando apreender as muitas faces do desenvolvimento e suas repercussões na vida das pessoas. Conhecendo um pouco a trajetória de ambos, o desafio desse texto é compreender a complementaridade entre as palavras e as fotografias utilizadas pelos autores. Ao utilizarmos as imagens produzidas por Sebastião Salgado, estamos considerando-as como fontes históricas de abrangência multidisciplinar, que possibilitam novas abordagens de análise a partir de seus registros, assim como as palavras de Amartya Sen nos induzem a múltiplas reflexões. Os autores referidos retratam a saúde, a educação e a seguridade social como relações instrumentais fundamentais para a existência digna da humanidade. Entretanto, a provisão das mesmas não constitui um fim por si só; essa provisão só adquire um real sentido quando tem como meta a expansão das capacidades e das liberdades das pessoas que, assim, passam a exercer a condição de agentes de mudanças.

Palabras clave : Desenvolvimento; Dignidade Humana; Liberdade; Amartya Sen; Sebastião Salgado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )