SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Platón y la formación humana en la república índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

MORAES, Fabiano de Oliveira. O trabalho e a educação na literatura infantil do Século XIX. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.305-328. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.1959.

Este trabalho tem por objetivo analisar dois contos infantis do século XIX com a intenção de demonstrar de que modo as concepções de trabalho e de educação, impostas pelo saber dominante, são representadas em contos que evidenciam a vitória do saber hegemônico e a subalternização da infância e de saberes outros que não o dominante. Com base nas considerações de Foucault sobre o trabalho na Modernidade, na crítica ao paradigma dominante efetivada por Santos, e nas representações da infância e do trabalho no âmbito da escola e da literatura infantil de Ariès e Zilberman foram levantadas categorias que nos permitiram analisar os contos As aventuras de Pinóquio e Os três porquinhos, vinculando-os aos seus aspectos discursivo, social e histórico e nos conduzindo a uma melhor compreensão da educação como via de perpetuação da imagem de trabalho propagada pelo paradigma dominante e da subalternização de saberes outros.

Palabras clave : Paradigma Dominante; Educação; Trabalho; Os Três Porquinhos; Pinóquio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )