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Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

MORAES, Fabiano de Oliveira. O trabalho e a educação na literatura infantil do Século XIX. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.305-328. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.1959.

Este trabalho tem por objetivo analisar dois contos infantis do século XIX com a intenção de demonstrar de que modo as concepções de trabalho e de educação, impostas pelo saber dominante, são representadas em contos que evidenciam a vitória do saber hegemônico e a subalternização da infância e de saberes outros que não o dominante. Com base nas considerações de Foucault sobre o trabalho na Modernidade, na crítica ao paradigma dominante efetivada por Santos, e nas representações da infância e do trabalho no âmbito da escola e da literatura infantil de Ariès e Zilberman foram levantadas categorias que nos permitiram analisar os contos As aventuras de Pinóquio e Os três porquinhos, vinculando-os aos seus aspectos discursivo, social e histórico e nos conduzindo a uma melhor compreensão da educação como via de perpetuação da imagem de trabalho propagada pelo paradigma dominante e da subalternização de saberes outros.

Palavras-chave : Paradigma Dominante; Educação; Trabalho; Os Três Porquinhos; Pinóquio.

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