SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2El blog como posibilidad de aprendizaje y nuevos retos en el contexto de la formacion de maestros de la educacion infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

MALACARNE, Vilmar; TOLENTINO-NETO, Luiz Caldeira Brant de  y  GARCIA, Paulo Sérgio. O uso da videoconferência na educação: um estudo de caso com professores da educação básica. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.10-33. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3811.

Este estudo investigou os objetivos de professores da educação básica na utilização da videoconferência (VC) no ensino, as formas de uso, as vantagens e as dificuldades enfrentadas no contexto da escola pública. Analisaram-se também sua contribuição para a formação de professores e as competências requeridas para o uso. Utilizaram-se entrevistas com 17 professores que utilizavam a VC. Os dados, analisados qualitativamente, revelaram que os professores tinham objetivos relacionados à ampliação dos conteúdos, ao estudo de outras realidades, à criação de novas práticas pedagógicas, ao incentivo dos estudantes na tomada de decisões e à motivação de alunos. As formas de uso estavam associadas às aulas expositivas e palestras feitas por especialistas. As principais dificuldades relatadas foram a falta de apoio e de tempo para o planejamento das atividades e a falta de suporte técnico. Sua contribuição na formação docente residiu na atualização de conhecimentos e no aprendizado das novas tecnologias. Domínio das tecnologias, do espaço físico e da dinâmica do trabalho estão entre as competências requeridas. Os resultados ampliam os debates sobre as práticas pedagógicas e a gestão de sala de aula, tanto na formação inicial como contínua.

Palabras clave : Videoconferência; Formação de Professores; Tecnologias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )