SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2O blog como possibilidade de aprendizado e novos desafios no contexto da formação continuada de professores da educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

MALACARNE, Vilmar; TOLENTINO-NETO, Luiz Caldeira Brant de  e  GARCIA, Paulo Sérgio. O uso da videoconferência na educação: um estudo de caso com professores da educação básica. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.10-33. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3811.

Este estudo investigou os objetivos de professores da educação básica na utilização da videoconferência (VC) no ensino, as formas de uso, as vantagens e as dificuldades enfrentadas no contexto da escola pública. Analisaram-se também sua contribuição para a formação de professores e as competências requeridas para o uso. Utilizaram-se entrevistas com 17 professores que utilizavam a VC. Os dados, analisados qualitativamente, revelaram que os professores tinham objetivos relacionados à ampliação dos conteúdos, ao estudo de outras realidades, à criação de novas práticas pedagógicas, ao incentivo dos estudantes na tomada de decisões e à motivação de alunos. As formas de uso estavam associadas às aulas expositivas e palestras feitas por especialistas. As principais dificuldades relatadas foram a falta de apoio e de tempo para o planejamento das atividades e a falta de suporte técnico. Sua contribuição na formação docente residiu na atualização de conhecimentos e no aprendizado das novas tecnologias. Domínio das tecnologias, do espaço físico e da dinâmica do trabalho estão entre as competências requeridas. Os resultados ampliam os debates sobre as práticas pedagógicas e a gestão de sala de aula, tanto na formação inicial como contínua.

Palavras-chave : Videoconferência; Formação de Professores; Tecnologias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )