SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Videoconferencing on education: a case study with teachers of basic educationDynamic educational and knowledge society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

PILLOTTO, Silvia Sell Duarte  and  ARAUJO, Patricia Kricheldorf Hermes de. O blog como possibilidade de aprendizado e novos desafios no contexto da formação continuada de professores da educação infantil. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.34-48. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3876.

O presente artigo busca refletir sobre o blog como possibilidade de aprendizado nas construções identitárias no contexto da Educação Infantil. Este tema partiu da pesquisa do tipo qualitativa com foco na pesquisa-intervenção, realizada com um grupo de trinta e cinco professores e coordenadores da Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Joinville/SC. Alguns teóricos foram fundamentais para o desenvolvimento da formação continuada: Castells (1999), Castro (2008), Esteves (1993), Hall (2006), Santos (2005), Schön (2000), entre outros. Nesses dois anos discutiu-se sobre as novas relações da sociedade contemporânea e a influência midiática, nas quais os meios tecnológicos permeiam as relações pessoais, profissionais e culturais. Hoje, a tecnologia da internet trouxe benefícios para a educação e cultura como forma de socialização, interação, aprendizagem e construção colaborativa do conhecimento e comunicação, abolindo as barreiras de tempo e distância dos saberes e do conhecimento.

Keywords : Blog; Educação Infantil; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )