SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2O blog como possibilidade de aprendizado e novos desafios no contexto da formação continuada de professores da educação infantilCrianças, leitura e cibercultura: os tipos de leitores e navegadores no ensino Fundamental I índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

CLAUDINO, Osmundo Rocha. Educar na sociedade da informação. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.49-72. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3437.

A emergência da sociedade da informação e as implicações para o campo da educação formam o objeto de análise deste artigo que, assim, procura delinear o perfil do modelo de sociedade informacional, desde seus principais precedentes históricos à sua conceituação. A caracterização da sociedade do conhecimento, impulsionada pelas transformações tecnológicas, coloca em evidência o rearranjo do processo ensino-aprendizagem a partir da desterritorialização/virtualização, exigindo novas práticas à transação de saberes. Conclui-se que educar na cibercultura implica reconhecer a crise paradigmática do sistema educacional, rever posturas e compreender os avanços tecnológicos como aliados de novas práticas que ampliam o papel do educador e redimensionam a vocação humanitária num novo habitat.

Palavras-chave : Educação; Conhecimento; Tecnologia; Cibercultura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )