SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Dynamic educational and knowledge societyEducation and media cartoon readings in school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

BORGES, Martha Kaschny; AVILA, Silviane De Luca  and  SILVA, Cristiana Güntzel da. Crianças, leitura e cibercultura: os tipos de leitores e navegadores no ensino Fundamental I. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.73-88. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3820.

As crianças que frequentam o Ensino Fundamental I fazem parte da era digital e vêm apresentando um perfil cognitivo de leitura diferente dos sujeitos que nasceram em décadas anteriores. Assim, este artigo se propõe a investigar os perfis de leitura que estes sujeitos desenvolvem no ciberespaço. O objetivo principal da pesquisa foi o de contribuir com as discussões que relacionam o processo de leitura ao de navegação, a partir dos estudos de Lucia Santaella (2004). Os dados foram coletados junto às professoras responsáveis pelas salas informatizadas, por meio de questionários, com vistas a identificar os diferentes tipos de leitores e de navegadores que se desenvolvem no ciberespaço. Os resultados indicam que não existe um perfil de leitor único ou homogêneo. Percebeu-se que os perfis identificados se modificam rapidamente em direção ao perfil cognitivo de leitor imersivo, ou seja, as crianças realizam leituras rápidas e dinâmicas, navegam por hipermídias com facilidade e usam as ferramentas do ciberespaço de forma intuitiva e sem auxilio. Este perfil promove o desenvolvimento de habilidades e de competências de leitura e de navegação que, muitas vezes, não são consideradas pela escola.

Keywords : Leitor Imersivo; Navegação; Ciberespaço; Sala Informatizada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )