SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Dinámica educativa y sociedad del conocimientoEducação e mídia: leituras de desenhos animados na escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

BORGES, Martha Kaschny; AVILA, Silviane De Luca  y  SILVA, Cristiana Güntzel da. Crianças, leitura e cibercultura: os tipos de leitores e navegadores no ensino Fundamental I. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.73-88. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3820.

As crianças que frequentam o Ensino Fundamental I fazem parte da era digital e vêm apresentando um perfil cognitivo de leitura diferente dos sujeitos que nasceram em décadas anteriores. Assim, este artigo se propõe a investigar os perfis de leitura que estes sujeitos desenvolvem no ciberespaço. O objetivo principal da pesquisa foi o de contribuir com as discussões que relacionam o processo de leitura ao de navegação, a partir dos estudos de Lucia Santaella (2004). Os dados foram coletados junto às professoras responsáveis pelas salas informatizadas, por meio de questionários, com vistas a identificar os diferentes tipos de leitores e de navegadores que se desenvolvem no ciberespaço. Os resultados indicam que não existe um perfil de leitor único ou homogêneo. Percebeu-se que os perfis identificados se modificam rapidamente em direção ao perfil cognitivo de leitor imersivo, ou seja, as crianças realizam leituras rápidas e dinâmicas, navegam por hipermídias com facilidade e usam as ferramentas do ciberespaço de forma intuitiva e sem auxilio. Este perfil promove o desenvolvimento de habilidades e de competências de leitura e de navegação que, muitas vezes, não são consideradas pela escola.

Palabras clave : Leitor Imersivo; Navegação; Ciberespaço; Sala Informatizada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )