SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Children, reading and cyberculture: the types of readers and navigators in the elementary schoolEducation of human formation in digital society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

PILLAR, Analice Dutra  and  EVALTE, Tatiana Telch. Educação e mídia: leituras de desenhos animados na escola. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.89-115. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3859.

Este artigo busca problematizar a leitura da visualidade contemporânea na escola, enfocando criações audiovisuais da mídia televisiva. Analisa, com base no referencial teórico e metodológico da semiótica discursiva, três episódios do desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada, quanto aos efeitos de sentido produzidos na inter-relação das diferentes linguagens que os constituem, e as significações que as crianças lhes atribuem. Para conhecer as significações das crianças, foi constituído um grupo focal com uma turma de 4ª série do Ensino Fundamental que, após assistir cada um dos episódios, expressou suas leituras. Ao ler essas produções, as crianças relacionaram a fatos do seu cotidiano, tematizando-os. As conclusões evidenciam a importância de refletir sobre a visualidade contemporânea na escola, procurando apreender tanto seus efeitos de sentido como o que as crianças significam ao interagirem com tais produções; e apontam possibilidades de leitura de criações audiovisuais.

Keywords : Educação; Mídia Televisiva; Leitura Audiovisual; Desenho Animado; Infância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )