SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Crianças, leitura e cibercultura: os tipos de leitores e navegadores no ensino Fundamental IEducação e formação humana na sociedade digital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

PILLAR, Analice Dutra  e  EVALTE, Tatiana Telch. Educação e mídia: leituras de desenhos animados na escola. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.89-115. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3859.

Este artigo busca problematizar a leitura da visualidade contemporânea na escola, enfocando criações audiovisuais da mídia televisiva. Analisa, com base no referencial teórico e metodológico da semiótica discursiva, três episódios do desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada, quanto aos efeitos de sentido produzidos na inter-relação das diferentes linguagens que os constituem, e as significações que as crianças lhes atribuem. Para conhecer as significações das crianças, foi constituído um grupo focal com uma turma de 4ª série do Ensino Fundamental que, após assistir cada um dos episódios, expressou suas leituras. Ao ler essas produções, as crianças relacionaram a fatos do seu cotidiano, tematizando-os. As conclusões evidenciam a importância de refletir sobre a visualidade contemporânea na escola, procurando apreender tanto seus efeitos de sentido como o que as crianças significam ao interagirem com tais produções; e apontam possibilidades de leitura de criações audiovisuais.

Palavras-chave : Educação; Mídia Televisiva; Leitura Audiovisual; Desenho Animado; Infância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )