SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Education of human formation in digital societyGaia and UFERSA: a interinstitutional collaboration for approach of technical object as complex engagement in the treatment of cognitive disorders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

MOURA, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de  and  LAURINO, Débora Pereira. Compreensões sobre o escrever enquanto experiência e aprendizagem na educação a distância. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.135-151. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3728.

Este artigo discute sobre o escrever como forma de contribuir com processos de aprendizagem no contexto da educação a distância. Com essa intenção, aborda-se o escrever enquanto experiência como um processo de conversação, um emocionar que se torna linguagem, gera mudanças estruturais e contribui com a autonomia e criatividade no espaço de convivência do escrever. Inúmeras são as possibilidades dos contextos do escrever, porém nessa pesquisa o foco de análise está nos escreveres de professores-cursistas da Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, o qual acontece a distância. Baseia-se na Análise Textual Discursiva como forma de evidenciar a experiência com o escrever desses professores-cursistas e compõe-se um metatexto em que são identificados os encontros desses escreveres com as compreensões tecidas pelas autoras a partir do suporte teórico que possibilita o argumento explicativo das análises.

Keywords : Escrever; Redes de Conversação; Experiência; Educação a Distância; Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )