SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Educación y formación humana en la sociedad digitalGaia y UFERSA: una colaboracion interinstitucional para analises del objeto tecnico como acoplamiento complejo en el tratamiento de los transtornos cognitivos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

MOURA, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de  y  LAURINO, Débora Pereira. Compreensões sobre o escrever enquanto experiência e aprendizagem na educação a distância. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.135-151. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3728.

Este artigo discute sobre o escrever como forma de contribuir com processos de aprendizagem no contexto da educação a distância. Com essa intenção, aborda-se o escrever enquanto experiência como um processo de conversação, um emocionar que se torna linguagem, gera mudanças estruturais e contribui com a autonomia e criatividade no espaço de convivência do escrever. Inúmeras são as possibilidades dos contextos do escrever, porém nessa pesquisa o foco de análise está nos escreveres de professores-cursistas da Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, o qual acontece a distância. Baseia-se na Análise Textual Discursiva como forma de evidenciar a experiência com o escrever desses professores-cursistas e compõe-se um metatexto em que são identificados os encontros desses escreveres com as compreensões tecidas pelas autoras a partir do suporte teórico que possibilita o argumento explicativo das análises.

Palabras clave : Escrever; Redes de Conversação; Experiência; Educação a Distância; Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )