SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Educação e formação humana na sociedade digitalGaia e UFERSA: uma parceria interinstitucional para abordagem do objeto técnico como acoplamento complexo no tratamento de transtornos cognitivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

MOURA, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de  e  LAURINO, Débora Pereira. Compreensões sobre o escrever enquanto experiência e aprendizagem na educação a distância. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.135-151. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3728.

Este artigo discute sobre o escrever como forma de contribuir com processos de aprendizagem no contexto da educação a distância. Com essa intenção, aborda-se o escrever enquanto experiência como um processo de conversação, um emocionar que se torna linguagem, gera mudanças estruturais e contribui com a autonomia e criatividade no espaço de convivência do escrever. Inúmeras são as possibilidades dos contextos do escrever, porém nessa pesquisa o foco de análise está nos escreveres de professores-cursistas da Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, o qual acontece a distância. Baseia-se na Análise Textual Discursiva como forma de evidenciar a experiência com o escrever desses professores-cursistas e compõe-se um metatexto em que são identificados os encontros desses escreveres com as compreensões tecidas pelas autoras a partir do suporte teórico que possibilita o argumento explicativo das análises.

Palavras-chave : Escrever; Redes de Conversação; Experiência; Educação a Distância; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )