SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Insights on writing as experience and learning in distance educationThe teacher and the digital culture: a theoretical reflection about the new challenges in education practice for our century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

DEMOLY, Karla Rosane do Amaral  and  MENDES NETO, Francisco Milton. Gaia e UFERSA: uma parceria interinstitucional para abordagem do objeto técnico como acoplamento complexo no tratamento de transtornos cognitivos. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.152-179. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3971.

Nesta escrita apresentamos uma rede teórica que sustenta projetos interinstitucionais desenvolvidos nas universidades UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul e UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Trata-se da análise de processos cognitivos que emergem da experiência de crianças e de jovens com transtornos de desenvolvimento em interações mediadas por tecnologias digitais. A Biologia da Cognição de Maturana e de Varela favorecem o entendimento sobre como os sujeitos reconfiguram a cognição em movimentos circulares de manutenção da organização, enquanto tudo se transforma em termos afetivos e cognitivos. Simondon discute as conexões entre processos de individualização técnica e individuação psíquica e coletiva que acontecem como num devir em que podemos pensar o sujeito que se faz na experiência do viver. Os projetos de pesquisa se produzem na interface educação-tecnologias-saúde mental e convidam para experiências em que crianças e jovens com transtornos cognitivos potencializam a cognição, experiências cuja ênfase está no cuidado, na escuta e na observação e análise de processos que tem que ver com a potência e os devires do humano

Keywords : Transtornos Cognitivos; Tecnologias Digitais; Individuação Psíquica e Coletiva; Parceria Interinstitucional.

        · abstract in English | English     · text in English     · English ( pdf )