SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Comprensiones sobre el escribir como experiencia y aprendizaje en la educacion a distanciaEl maestro y la cultura digital: una reflexión teórica sobre los nuevos retos en la práctica educación para nuestro siglo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

DEMOLY, Karla Rosane do Amaral  y  MENDES NETO, Francisco Milton. Gaia e UFERSA: uma parceria interinstitucional para abordagem do objeto técnico como acoplamento complexo no tratamento de transtornos cognitivos. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.152-179. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3971.

Nesta escrita apresentamos uma rede teórica que sustenta projetos interinstitucionais desenvolvidos nas universidades UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul e UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Trata-se da análise de processos cognitivos que emergem da experiência de crianças e de jovens com transtornos de desenvolvimento em interações mediadas por tecnologias digitais. A Biologia da Cognição de Maturana e de Varela favorecem o entendimento sobre como os sujeitos reconfiguram a cognição em movimentos circulares de manutenção da organização, enquanto tudo se transforma em termos afetivos e cognitivos. Simondon discute as conexões entre processos de individualização técnica e individuação psíquica e coletiva que acontecem como num devir em que podemos pensar o sujeito que se faz na experiência do viver. Os projetos de pesquisa se produzem na interface educação-tecnologias-saúde mental e convidam para experiências em que crianças e jovens com transtornos cognitivos potencializam a cognição, experiências cuja ênfase está no cuidado, na escuta e na observação e análise de processos que tem que ver com a potência e os devires do humano

Palabras clave : Transtornos Cognitivos; Tecnologias Digitais; Individuação Psíquica e Coletiva; Parceria Interinstitucional.

        · resumen en Inglés | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )