SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Professor e cultura digital: reflexão teórica acerca dos novos desafios na ação formadora para nosso séculoA escola, a rede e a rua - espaços e tempos juvenis nas tramas do contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

FISS, Dóris Maria Luzzardi  e  AQUINO, Israel da Silva. Tecnologias de Informação e comunicação (TIC), autoria colaborativa e produção de conhecimento no ensino superior. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.200-227. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3813.

Esta pesquisa, desenvolvida no período de 2009 a 2012 junto a licenciandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, analisa o papel dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem como ferramentas de interação e seus efeitos nos processos de produção de conhecimento do público discente desde uma perspectiva de autoria colaborativa. Procura identificar o seu potencial como ferramentas de currículo, de aprendizagem e afetivas que possibilitem a construção de relações pedagógicas qualitativamente diferenciadas. Buscou-se concretizar tais objetivos através da análise de dados gerados por meio de questionários, contemplando o uso de recursos digitais na trajetória acadêmica de licenciandos. Trabalhamos com 28 relatos, confrontando esses dados à matriz teórica em que figuram Cesar Coll, Luciana de Souza Gracioso, Gustavo S. Saldanha e José Armando Valente. Evidenciou-se que a utilização de ferramentas como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem possibilita a criação de dinâmicas de aprendizagem outras e novas formas de interação entre os participantes, modificando parcialmente seus processos de aprendizado a partir das possibilidades oferecidas.

Palavras-chave : Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Produção de Conhecimento; PBWorks.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )