SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Tecnologias de Informação e comunicação (TIC), autoria colaborativa e produção de conhecimento no ensino superiorVideogames como objetos interessantes ao estudo da cognição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

PEREIRA, Angélica Silvana; GARBIN, Elisabete Maria  e  BASSO, Rita. A escola, a rede e a rua - espaços e tempos juvenis nas tramas do contemporâneo. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.228-254. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3864.

Neste artigo serão apresentadas algumas problematizações sobre tempos e espaços onde se fundem, se proliferam e se tornam visíveis identidades e subjetividades juvenis nas complexas composições sociais e culturais dos nossos tempos. Trata-se de discussões desenvolvidas ao longo de três pesquisas de cunho etnográfico que tematizam práticas juvenis na escola, na rua e na internet. Busca-se, portanto, colocar em relevo compreensões múltiplas sobre estes sujeitos em alguns tempos e espaços de suas vidas, nos quais constroem relações de afeto, pertencimentos e aprendizagens diversas, capazes de desafiar instituições, normas e saberes.

Palavras-chave : Juventudes; Práticas Culturais; Espaços e Tempos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )