SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2The web, school and the street - young spaces and times in contemporary plotsThe construction of a research project in a complexity perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

MARASCIN, Cleci  and  BAUM, Carlos. Videogames como objetos interessantes ao estudo da cognição. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.254-274. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3976.

Os videogames criam um espaço virtual que pode ser habitado de diversas formas por seus jogadores. Apesar das controvérsias nas quais encontram-se constantemente inseridos, os jogos eletrônicos dão testemunho do modo de operar cognitivo de nosso contemporâneo permeado por objetos técnicos. Ao privilegiar o saber fazer em vez de uma experiência declarativa, os jogos abrem questões no campo das novas alfabetizações e problematizam o uso da tecnologia nas práticas educativas. A partir do desenvolvimento de um jogo locativo no Jardim Botânico de Porto Alegre, este artigo discute algumas implicações teóricas, metodológicas e políticas que decorrem da pesquisa com videogames no campo dos estudos cognitivos. Apresenta, por fim, três implicações teórico/metodológicas que a prática com videogames nos força a pensar: pesquisar o videogame através da processualidade de sua operação, questionar as políticas cognitivas que organizam nosso cotidiano e mapear a rede complexa de práticas que sustenta o uso dos objetos técnicos.

Keywords : Videogame; Jogos Locativos; Cognição; Experiência Projetada; Enação; Novas Alfabetizações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )