SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2A escola, a rede e a rua - espaços e tempos juvenis nas tramas do contemporâneoA construção de um projeto de pesquisa na perspectiva da complexidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

MARASCIN, Cleci  e  BAUM, Carlos. Videogames como objetos interessantes ao estudo da cognição. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.254-274. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3976.

Os videogames criam um espaço virtual que pode ser habitado de diversas formas por seus jogadores. Apesar das controvérsias nas quais encontram-se constantemente inseridos, os jogos eletrônicos dão testemunho do modo de operar cognitivo de nosso contemporâneo permeado por objetos técnicos. Ao privilegiar o saber fazer em vez de uma experiência declarativa, os jogos abrem questões no campo das novas alfabetizações e problematizam o uso da tecnologia nas práticas educativas. A partir do desenvolvimento de um jogo locativo no Jardim Botânico de Porto Alegre, este artigo discute algumas implicações teóricas, metodológicas e políticas que decorrem da pesquisa com videogames no campo dos estudos cognitivos. Apresenta, por fim, três implicações teórico/metodológicas que a prática com videogames nos força a pensar: pesquisar o videogame através da processualidade de sua operação, questionar as políticas cognitivas que organizam nosso cotidiano e mapear a rede complexa de práticas que sustenta o uso dos objetos técnicos.

Palavras-chave : Videogame; Jogos Locativos; Cognição; Experiência Projetada; Enação; Novas Alfabetizações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )