SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Tecnologias na sala de aula: desenvolvimento de animações no contexto de escolas municipais da cidade de Caruaru-PEO movimento da auto-organização e seus contributos para a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SONEGO, Anna Helena Silveira et al. Ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede: complexidade da performance docente. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.310-335. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3853.

O objetivo é analisar a performance docente como processo complexo no ensino superior mediado por tecnologias educacionais em rede.Elegemos o diálogo-problematizador de Paulo Freire e as redes de mediadores de Bruno Latour como postulados de fundamentação teórica. Os procedimentos metodológicos são exploratório-explicativos baseados em questionário tipo surveycustomizado para pesquisa-ação mediada por tecnologias em rede. A análise por triangulação de fontes de dados evidencia, como resultado, que a performance docente necessitade fluênciatecnológico-pedagógica, para o desenvolvimento de interatividade e interação em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem. O destaque conclusivo indica necessidade deinvestimentos nacapacitação continuada de professorespara consolidação da integração das tecnologias educacionais em rede econvergência entre modalidade

Palavras-chave : Tecnologias Educacionais em Rede; Interação; Interatividade; Fluência Tecnológico-Pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )