SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Enseñanza-aprendizaje mediada por tecnologias en red: com-plejidad del desarrollo docenteArte, educación, filosofía y lenguaje digital: estudios interdiciplinares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

OLIVEIRA, Clara Costa. O movimento da auto-organização e seus contributos para a educação. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.336-350. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3977.

O artigo contextualiza historica e epistemologicamente o surgimento do movimento da auto-organização (MAO), avançando depois para a sua explicação como corrente epistemológica, diferenciada de outras correntes suas contemporâneas. Tal será feito, pela enunciação e explicação de 7 características necessárias para a identificação de uma teoria como pertencendo ao MAO. Em seguida, expõe-se brevemente as duas teorias do MAO que foram provavelmente as mais influentes no mundo científico contemporâneo: a teoria da autopoiesis e a teoria do desejo mimético. Ao longo da sua descrição, serão feitas ligações entre ambas, e entre elas e outros autores e teorias do MAO, nomeadamente com seus precursores, como Bateson e Morin. Por fim, concluiu-se com o contributo pessoal da autora para a compreensão da aprendizagem e da educação, tendo por base a epistemologia do MAO, apresentando-se também um resumo do pensamento de outros autores do MAO sobre aprendizagem e educação.

Palabras clave : Movimento da Auto-Organização; Autopoiesis; Desejo Mimético; Aprendizagem; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )