SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2The movement of self-organization and their contributions to educationAnthropological changes resulting from the use of Digital Technologies of Information and Communication (DTICS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

INACIO, Guilherme Augusto Rosa; PIRES, Renata Cristina Rodrigues  and  BERNARDES, Sueli Teresinha de Abreu. Arte, educação, filosofia e linguagem digital: estudos interdisciplinares. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.352-383. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3446.

A pesquisa em andamento aqui relatada possui uma perspectiva interdisciplinar no sentido de que são escolhidas formas de expressões conceituais e artísticas além da linguagem digital, para fazê-las convergir em torno de um mesmo núcleo temático. Seu objetivo é buscar aportes para um processo formativo que considere a educação, a filosofia e a imaginação criadora como complementares, tendo como referencial teórico, sobretudo, Bachelard. A pesquisa envolve uma abordagem qualitativa e a aproximação ao método fenomenológico. Propõem-se estudos bibliográficos, a criação de um Banco Virtual de Dados, a análise de relatos de pesquisa e um trabalho de campo. Os primeiros resultados abrangem estudos teóricos sobre a fenomenologia da imaginação e a educação popular, a criação do banco de dados e análises de trabalhos que recorrem à arte em sua metodologia.

Keywords : Arte e Educação; Fenomenologia Bachelardiana; Interdisciplinaridade; Linguagem Digital; Pesquisa Educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )