SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2El movimiento de auto-organización y sus aportes a la educaciónCambios antropológicos decurrentes del uso de las Tecnologías Digitales de la Información y Comunicación (TDICS) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

INACIO, Guilherme Augusto Rosa; PIRES, Renata Cristina Rodrigues  y  BERNARDES, Sueli Teresinha de Abreu. Arte, educação, filosofia e linguagem digital: estudos interdisciplinares. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.352-383. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3446.

A pesquisa em andamento aqui relatada possui uma perspectiva interdisciplinar no sentido de que são escolhidas formas de expressões conceituais e artísticas além da linguagem digital, para fazê-las convergir em torno de um mesmo núcleo temático. Seu objetivo é buscar aportes para um processo formativo que considere a educação, a filosofia e a imaginação criadora como complementares, tendo como referencial teórico, sobretudo, Bachelard. A pesquisa envolve uma abordagem qualitativa e a aproximação ao método fenomenológico. Propõem-se estudos bibliográficos, a criação de um Banco Virtual de Dados, a análise de relatos de pesquisa e um trabalho de campo. Os primeiros resultados abrangem estudos teóricos sobre a fenomenologia da imaginação e a educação popular, a criação do banco de dados e análises de trabalhos que recorrem à arte em sua metodologia.

Palabras clave : Arte e Educação; Fenomenologia Bachelardiana; Interdisciplinaridade; Linguagem Digital; Pesquisa Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )