SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2O movimento da auto-organização e seus contributos para a educaçãoMudanças antropológicas decorrentes do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

INACIO, Guilherme Augusto Rosa; PIRES, Renata Cristina Rodrigues  e  BERNARDES, Sueli Teresinha de Abreu. Arte, educação, filosofia e linguagem digital: estudos interdisciplinares. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.352-383. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3446.

A pesquisa em andamento aqui relatada possui uma perspectiva interdisciplinar no sentido de que são escolhidas formas de expressões conceituais e artísticas além da linguagem digital, para fazê-las convergir em torno de um mesmo núcleo temático. Seu objetivo é buscar aportes para um processo formativo que considere a educação, a filosofia e a imaginação criadora como complementares, tendo como referencial teórico, sobretudo, Bachelard. A pesquisa envolve uma abordagem qualitativa e a aproximação ao método fenomenológico. Propõem-se estudos bibliográficos, a criação de um Banco Virtual de Dados, a análise de relatos de pesquisa e um trabalho de campo. Os primeiros resultados abrangem estudos teóricos sobre a fenomenologia da imaginação e a educação popular, a criação do banco de dados e análises de trabalhos que recorrem à arte em sua metodologia.

Palavras-chave : Arte e Educação; Fenomenologia Bachelardiana; Interdisciplinaridade; Linguagem Digital; Pesquisa Educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )