SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Arte, educação, filosofia e linguagem digital: estudos interdisciplinaresSubjetividade e interação nos fóruns online: reflexões sobre a permanência em educação a distância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

NOGARO, Arnaldo  e  ECCO, Idanir. Mudanças antropológicas decorrentes do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS). Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.384-399. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3398.

O objetivo do texto é chamar a atenção a respeito das mudanças que estão ocorrendo com o ser humano devido ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). É uma reflexão teórica sobre o impacto das TDICs para a vida das pessoas, mais especificamente para as novas gerações predominantemente digitais. Demonstra-se que a mudança sempre existiu ao longo da história da humanidade e não deverá deixar de existir, carregando dentro de si a dinâmica do constante devir. Mudam, além das condições, os meios e os recursos, ela é de natureza mais profunda, culminando com o denominado de “mudanças antropológicas” com repercussão civilizacional. A relevância da percepção da mudança e suas consequências, por parte de pais e educadores, está em ser requisito fundamental que permite observar o funcionamento da sociedade, como são processadas as relações entre pessoas, seu jeito de pensar, ser e organizar a vida. Educar envolve necessariamente saber como as pessoas pensam, como agem e se estruturam em suas vidas e fatores interferentes em tais ocorrências, portanto, não há mais como fugir a este debate.

Palavras-chave : Mudança; Tecnologias; Sociedade Contemporânea.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )