SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Anthropological changes resulting from the use of Digital Technologies of Information and Communication (DTICS)Children's literature in the process of literacy: construction of the state of knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

ROSSATO, Maristela; RAMOS, Wilsa Maria  and  MACIEL, Diva Maria Albuquerque. Subjetividade e interação nos fóruns online: reflexões sobre a permanência em educação a distância. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.400-430. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3740.

Este artigo foi desenvolvido com objetivo de produzir indicadores que possam melhorar a funcionalidade dos fóruns onlinee contribuir numa maior permanência dos estudantes da Educação a Distância. Foi realizada uma análise, orientada pela Epistemologia Qualitativa, dos processos subjetivos e interacionais produzidos nos fóruns de apresentação e fóruns temáticos de duas disciplinas de formação pedagógica -(1) Estratégias de Ensino e Aprendizagem e (2) A Psicologia e a Construção do Conhecimento-ofertadasnos cursos de Licenciatura em Teatro, Música e Artes Visuais, UAB/UnB. As informações produzidas apontam para a necessidade de reconhecimento e valorização do estudante como sujeito na aprendizagem, a consolidação da presença pedagógica do tutor, a valorização dos fóruns como espaços de aprendizagem e a produção de espaços sociais de pertencimento.

Keywords : Fóruns Online; Educação a Distância; Permanência; Subjetividade; Interação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )