SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Cambios antropológicos decurrentes del uso de las Tecnologías Digitales de la Información y Comunicación (TDICS)Literatura infantil en el proceso de alfabetización: construcción del estado del conocimiento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

ROSSATO, Maristela; RAMOS, Wilsa Maria  y  MACIEL, Diva Maria Albuquerque. Subjetividade e interação nos fóruns online: reflexões sobre a permanência em educação a distância. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.400-430. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3740.

Este artigo foi desenvolvido com objetivo de produzir indicadores que possam melhorar a funcionalidade dos fóruns onlinee contribuir numa maior permanência dos estudantes da Educação a Distância. Foi realizada uma análise, orientada pela Epistemologia Qualitativa, dos processos subjetivos e interacionais produzidos nos fóruns de apresentação e fóruns temáticos de duas disciplinas de formação pedagógica -(1) Estratégias de Ensino e Aprendizagem e (2) A Psicologia e a Construção do Conhecimento-ofertadasnos cursos de Licenciatura em Teatro, Música e Artes Visuais, UAB/UnB. As informações produzidas apontam para a necessidade de reconhecimento e valorização do estudante como sujeito na aprendizagem, a consolidação da presença pedagógica do tutor, a valorização dos fóruns como espaços de aprendizagem e a produção de espaços sociais de pertencimento.

Palabras clave : Fóruns Online; Educação a Distância; Permanência; Subjetividade; Interação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )